Cotação
Dólar 3,2013
Euro 3,9168
19/01 15:55
Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cuiabá (MT), 21 de janeiro de 2018 - 14:03

Política

11/01/2018 13:44

Governo inaugura a Delegacia Cidadã de Fazenda Rio Grande

A população de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), passa a contar com uma Delegacia Cidadã, uma unidade que incorpora um novo conceito de atendimento da Polícia Civil do Paraná. Ao inaugurar a estrutura, nesta segunda-feira (8), o governador Beto Richa destacou a importância do atendimento humanizado para quem necessita de suporte policial.

“É um projeto moderno e funcional, para bem atender o cidadão, de forma mais humanizada e ajustada às necessidades das pessoas”, disse Richa. Na Delegacia Cidadã, há espaços para atender reservadamente vítimas, como mulheres, adolescentes e idosos. “Não é um espaço para manter detentos”, explicou Richa. O investimento na edificação foi de R$ 5,5 milhões.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, afirmou que o espaço reforçará os serviços de segurança pública do município de Fazenda Rio Grande, que tem 84 mil habitantes. “Trata-se de uma delegacia moderna, padronizada, que separa o atendimento da população do trabalho policial, com celas somente para a lavratura dos autos de prisão em flagrante ou outras oitivas”, explicou. O prédio também abriga um posto do Instituto de Identificação.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, além do atendimento mais humanizado à população, a estrutura também propicia mais tranquilidade para o serviço dos policiais. “Há salas de reunião e de videoconferências, uma inovação que ajuda a tornar os inquéritos mais ágeis. Conheço diversas delegacias do País e tenho a tranquilidade de afirmar que esta é uma das mais modernas funcionais”, disse ele.

Participaram da solenidade também os delegados Alcimar de Almeida Garrett, delegado-titular da Divisão de Polícia Metropolitana (Dpmetro) e o Alfredo Dib Junior, delegado-adjunto da Dpmetro. “É muito gratificante participar deste evento e vale lembrar que outros municípios também serão beneficiados com a Delegacia Cidadã, como Pinhais e Araucária”, falou Garret.

AGUARDADA - A construção da delegacia, disse o prefeito Márcio Wozniack, era muito aguardada pela população do município, e também de Mandirituba e Agudos do Sul. “Agora haverá muito mais qualidade de atendimento. Fazenda Rio Grande tem a característica de aumentar sua população muito rapidamente, então as demandas por serviços públicos em todas as áreas são essenciais”, disse ele.

Ele explicou que no local haverá procedimentos da delegacia da mulher. “Teremos uma sessão com funcionários municipais que trabalharão junto com os policiais para identificar possíveis casos de agressão às mulheres e também envolvendo questão das crianças e jovens”, explicou.

ESTRUTURA – Construída em uma área de 1.200 metros quadrados, a edificação está dividida em dois pisos. No térreo estão as salas de atendimento ao público, plantão, investigação, cartório e defensoria pública. No andar superior, a estrutura abriga as salas de delegados, de reuniões, chefia e demais departamentos administrativos.
A estrutura de acesso à delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. As calçadas no entorno do prédio possuem guias rebaixadas. Internamente, o espaço tem elevadores e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

“A população é atendida prontamente logo na entrada da unidade, em cabines específicas. O espaço conta, também, cartório um funcional, salas e sistemas adequados, que vão facilitar o trabalho dos policias”, disse o delegado-chefe da Divisão De Infraestrutura da Polícia Civil, Benedito Gonçalves Neto,

OUTRAS UNIDADES - Esta é a segunda unidade do Estado a atuar com atendimento humanizado. A primeira é a de Matinhos, inaugurada em abril de 2017. Estão em andamento as obras das delegacias cidadãs de Pinhais e Guaratuba. As obras de construção das unidades de Almirante Tamandaré, Colombo, Ivaiporã e Araucária estão em fase de licitação. Já a Delegacia Cidadã de Paranaguá já foi licitada e está em fase de assinatura do contrato. “Teremos Pinhais, no primeiro semestre deste ano, e Guaratuba no segundo semestre.”, disse o secretário Mesquita.

AVANÇOS - O governador disse que, com os investimentos do Estado e o trabalho das polícias, o Paraná avançou bastante em segurança e combate à criminalidade, com muitos criminosos presos. "Precisamos de vagas para colocar os criminosos que atuam no Paraná. E eles sabem que, em função das boas condições que demos aos policiais, não estão tendo vida fácil no Estado", disse Richa. Ele mencionou as celas modulares como uma solução rápida para fazer frentes as necessidades por mais vagas no sistema penitenciário do Paraná. "Temos visto boa parte do Brasil em uma situação caótica nas penitenciárias. É importante destacar que não temos uma única penitenciária no Paraná com superlotação".

Richa também enfatizou os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio do programa Paraná Seguro. “Nosso governo contratou mais de 11 mil profissionais da segurança, comprou 3 mil novas viaturas, armas pesadas, equipamentos. Isso faz com que o Estado tenha melhores condições para enfrentar o crime”, afirmou Richa.

Na mais recente entrega de veículos para as polícias este ano, o 6º CRPM, que abrange a região de Fazenda Rio Grande, recebeu 46 novas viaturas. A Polícia Militar de Fazenda Rio Grande, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil passaram a contar com novos veículos.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o assessor especial da Juventude, Edson Lau; o diretor da Paraná Edificações, Roberto Marangon; o corregedor-geral da Polícia Civil, Jairo Amodio Estorilio; o deputado federal Toninho Wandscheer e os deputados estaduais Francisco Buhrer e Rubens Recalcatti.


Copyright Rede Brasil Policial. Todos os direitos reservados.

O Brasil Policial, se trata de um Projeto de Comunicação produzido pela “Rede SBCW"  Agência Digital e Desenvolvimento Web, Projeto panteado junto ao INPI e Cartório de Registros e Documentos. É expressamente proibida a sua reprodução do Conteúdo e Plagiar o Projeto desta Rede de Portais da mentora no Território Nacional, sujeito às penalidades previstas pelo CPB por roubo violação de Propriedade Intelectual.

O site Brasil Policial Noticias e o Jornal impresso "Brasil Integração" - Policial, são dois órgãos de Comunicação em regime cooperativistas, são instituições privadas independentes, de acordo com o artigo V Inciso XVIII da Carta Magna e de com o Artigo V da Lei Federal 5.764 de 16 Dezembro de 1971.

Todos os conteúdos veiculados e veinculando nesta franqueada "Brasil - Policial", são de inteira e legítima responsabilidades dos seus autores, proprietários identificado (s) no referido Expediente da mesma.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo